Projectos Vencedores

1º Prémio

Projecto 03

Fontainhas a S. Lourenço

Orçamento: 2000 euros

Promotores: EBANO (Ethnography Based Art Nomad Organization).

EBANO é uma associação sem fins lucrativos sediada em Portugal que se propõe realizar projectos site-specifics de intervenção urbana através da arte suportada pela investigação.

Sinopse: A rua das Fontainhas a São Lourenço representa um dos percursos de acesso e uma ligação entre a praça Martim Moniz e as ruas de São Pedro Mártir e de São Lourenço. Através de uma intervenção artística de cariz social, o projecto pretende alterar a percepção externa daquele sector do bairro, e tornar ao mesmo tempo arua das Fontainhas a São Lourenço um espaço de reivindicação identitária e de pertença para os moradores da Mouraria.

A intervenção tem como objectivo não só a reabilitação de uma zona particularmente degradada, mas visa ao mesmo tempo dar visibilidade e dignidade aos ‘novos’ moradores da Mouraria, salientando o carácter multicultural do bairro e as histórias de vida dos que vieram morar no bairro e que hoje também o caracterizam.

O projecto enquadra-se no eixo 1 (reabilitação urbana) do regulamento do concurso, e visa incidir na percepção pública de um dos cantos ainda menos valorizados da Mouraria, bem como no reforço da ligação entre os moradores e o bairro e na valorização da identidade cosmopolita da zona.

O projecto propõe-se realizar uma intervenção em algumas das paredes dos prédios do espaço designado através de técnicas múltiplas das artes plástica, da fotografia, utilizando quando possível materiais locais inutilizados, e de intervir também na sua iluminação pública.

Trata-se da inscrição no espaço urbano de retratos de grande dimensão de moradores, famílias e figuras históricas do bairro, personagens que marcam o imaginário colectivo pelas suas histórias e pela sua presença na Mouraria.

O projecto terá um carácter fortemente participativo, e prevê o envolvimento dos moradores e – onde possível – dos artesãos da zona alvo no processo de elaboração e de realização da intervenção

A realização da intervenção será documentado por vídeo, com o objectivo de realizar em conclusão do projecto um mini-filme documentário a ser divulgado no bairro através de projecções, bem como através da internet e outros meios para dar visibilidade ao projecto e ao bairro.

Seguindo os princípios que caracterizam a associação proponente EBANO, o projecto tem um cariz etnográfico e social

 

2º Prémio

Projecto 05

Colorir a Mouraria

Orçamento: 400 euros

Promotores: S.I.G.A.

Sinopse: Este projecto surge com o grande objectivo de renovar paredes e espaços degradados ou devolutos, de maneira a criar uma rotura visual positiva. Consiste na pintura de um mural que tem o bairro, lisboa e as suas tradições como pano de fundo, num registo alegre e bem disposto.

A localização escolhida são as escadinhas da Costa do Castelo.

 

3º Prémio

Fusão dos projectos 2 e 7

Dá Graça à Mouraria e Arborizar a Mouraria

Orçamento: 1600 euros

Promotores: Família Graça e colectivo ARVORAR

Sinopse: Este projecto surge porque o bairro da Mouraria está a ser renovado, mas continua sem espaços verdes e sem jardins. Desta forma  dois grupos de moradores avançaram com propostas com o objectivo de colocar árvores e jardins verticiais nas ruas da Mouraria.  Da fusão entre as duas equipas que candidataram esses projectos e dos seus respectivos orçamentos, surge um projecto ainda mais colectivo e rico que prevê que a árvores em vasos e jardins verticais serão implantadas em várias ruas, cujos habitantes terão que se responsabilizar pela rega das mesmas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s